domingo, 2 de novembro de 2008

Felipe Massa vence GP, mas perde título na última curva

Uma prova emocionante. Felipe Massa chegou a ser campeão em boa parte da última volta, mas faltando poucas curvas para terminar o GP Brasil, Lewis Hamilton conseguiu ultrapassar o alemão Timo Glock, da Toyota, assegurou a quinta posição e obteve os quatro pontos suficientes para assegurar a conquista inédita na tarde deste domingo.

Massa fez sua parte, conseguiu o objetivo que almejava desde o início da semana e venceu o GP Brasil pela segunda vez. Ele já havia ganho em Interlagos há dois anos. Se não levou o título, resta o consolo de ter se tornado o piloto nacional com mais triunfos em casa, ao lado de Emerson Fittipaldi (vencedor do GP em 1973 e 1974), Nelson Piquet (1983 e 1986) e Ayrton Senna (1991 e 1993). O outro brasileiro a vencer a etapa nacional foi José Carlos Pace, em 1975.

A diferença é que o trio vencedor duas vezes no GP Brasil tem o título da categoria, algo que Massa viu escapar em 2008 por muito pouco. O piloto da Ferrari terminou a temporada com 97 pontos, apenas um a menos que o inglês, que se recuperou da frustração do ano passado e tornou-se o piloto mais jovem a vencer a Fórmula 1. Ele tem 23 anos, nove meses e 26 dias, e superou o desafeto Fernando Alonso, que era até então o mais precoce a ser campeão, quando levou o título em 2005, com 24 anos.

O brasileiro chegou a ser campeão entre a 12ª e a 18ª voltas, quando ocupava a liderança e Hamilton estava fora dos cinco primeiros. O inglês, entretanto, superou o italiano Giancarlo Fisichella em uma manobra arriscada, assumiu o quinto lugar e levou os boxes da McLaren à vibração, principalmente o pai, o irmão e a namorada, que acompanhavam a prova.

A partir daí, a corrida transformou-se uma amarga monotonia para o torcedor brasileiro, com Hamilton mantendo a posição, sem ter rivais próximos que o ameaçassem. Na frente, Massa apenas controlou a vantagem para obter a décima vitória da carreira, a segunda no Brasil, mas que não foi suficiente para levar a taça.

A oito voltas do final, a chuva deu uma nova cara ao GP. Os pilotos foram forçados a ir para os boxes, Hamilton caiu para quinto e, a duas voltas do final, Sebastian Vettel superou o inglês, jogando o inglês para o sexto lugar, que dava o título ao brasileiro. Mas, a poucas curvas do final, o piloto da McLaren ultrapassou Timo Glock e conquistou o título.

Já na disputa de construtores, a Ferrari sagrou-se campeã, já que chegou a Interlagos com 11 pontos de vantagem para a McLaren e a vitória de Massa foi o necessário para levar a conquista pela segunda vez consecutiva e a 16ª na história, abrindo para sete a diferença para a McLaren como a escuderia com mais títulos.

O brasileiro Rubens Barrichello foi um mero coadjuvante na prova com a 12ª posição, enquanto Nelsinho Piquet sequer passou da primeira volta, rodando sozinho. Os dois têm os postos ameaçados para 2009 e ainda não sabem se ficarão na categoria. Nelsinho tem negociação adiantada com a Renault, mas Barrichello é dado como nome certo na Fórmula Indy no próximo ano. Quem se despediu do circo da Fórmula 1 também foi o escocês David Coulthard, que abandonou a prova logo na primeira curva.

0 comentários:

Arquivo do blog Celebridades