sábado, 1 de novembro de 2008

Milton Nascimento celebra 50 anos da bossa nova

LOS ANGELES (Reuters) - Milton Nascimento não fez seu nome com a bossa nova, mas, para comemorar o 50o aniversário do gênero, decidiu levá-lo em turnê internacional.

Milton tinha apenas 16 anos quando Antonio Carlos Jobim começou a compor o despretensioso gênero musical brasileiro que percorreria o globo com sucessos como "Garota de Ipanema" e "Desafinado".

Mas quando sua carreira musical começou a decolar, no Rio de Janeiro nos anos 1960, Milton com frequência se viu na companhia de Jobim, ou simplesmente "Tom" para os amigos.

Tom Jobim morreu em 1994. Ele teria completado 80 anos no ano passado.

"Eu vivia na casa do Tom, e todo dia havia uma canção nova sendo tocada", disse Milton à Reuters em Los Angeles, onde ele e o Trio Jobim, que inclui membros da família de Tom, se apresentaram na maior sala de espetáculos musicais da cidade, o Walt Disney Concert Hall.

"Tom sempre nos dizia: 'Quando eu partir na grande viagem, não deixe minha música desaparecer", acrescentou Milton.

Assim, para homenageá-lo, Milton Nascimento se uniu ao trio formado pelo filho de Tom, Paulo Jobim, seu neto, Daniel Jobim, e seu baterista, Paulo Braga, primeiro num show e depois para fazer o álbum "Novas Bossas".

Para gravar as novas canções, os amigos se reuniram no ano passado no estúdio de Milton no Rio de Janeiro e tentaram evocar o modo de vida simples e boêmio dos músicos da cidade, que vem desaparecendo devido à agitação e correria da vida moderna.

"Antigamente os músicos iam nas casas uns dos outros para tocar e fazer experiências, mas ultimamente quase ninguém mais faz isso, porque ninguém tem tempo", disse Milton.

0 comentários:

Arquivo do blog Celebridades