quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Machado de Assis homenageado na Espanha

Um recital lírico e mesas-redondas são algumas das atrações que marcam o seminário pelos cem anos da morte de Machado de Assis na Casa da América de Madri, fórum da cultura ibero-americana na capital espanhola. O evento será aberto nesta quinta (16) pela escritora brasileira Nélida Piñon e segue até sexta-feira.

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), é analisado por Piñon como o "primeiro grande escritor da segunda metade do século 19 da América inteira".

"Da mesma forma que há 'a pátria de Cervantes' ou 'a pátria de Shakespeare', há a pátria de Machado de Assis" assinalou hoje à agência Efe a escritora brasileira, em Madri.

Para lutar contra o desconhecimento de Machado de Assis -- "porque nos consideram [brasileiros] periféricos" --, Nélida Piñon relatou que em suas viagens ao redor do mundo sempre tem palavras para o autor de uma prolífica obra como romancista, dramaturgo, poeta e cronista.

A escolha da apresentadora não foi por acaso, já que Machado de Assis também protagoniza boa parte das reflexões que Piñon faz em sua última obra publicada na Espanha, "Aprendiz de Homero".

As reflexões da autora farão parte do seminário que acontece nesta quinta (16), onde ela dissertará sobre o escritor, com colaboração da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e da Academia Brasileira de Letras.

0 comentários:

Arquivo do blog Celebridades