terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ratinho e Hebe sozinhos custam R$ 30 mi por ano ao SBT

Só em salários, o SBT gastou em 2008 por volta de R$ 30 milhões com os contratos de Hebe Camargo e Ratinho. Hebe Camargo obteve este ano médias máximas de 5 pontos de ibope. Ratinho está fora do ar

Ratinho recebeu cerca de R$ 17 milhões este ano. Ele não deu retorno nem de 10% desse valor em publicidade nos últimos dois anos, quando esteve na "geladeira" na emissora (só fez comerciais da Tele Sena).

Por outro lado, Hebe Camargo, que continua no ar todas as segundas, até consegue custear a si mesma e ao seu programa com patrocínio, mas Hebe também não é lá o último tubo de tintura loira da Lâncome® do mercado publicitário.

Segundo o (eficiente) modelo de administração do SBT, Silvio Santos considera que cada programa da grade é como uma "unidade de negócio": um departamento destinado a dar lucro à empresa-mãe. Ele avalia apenas dois tipos de resultados em cada programa: quanto ele dá de ibope e quanto ele fatura.

Se um programa não rende muito, mas dá muita audiência (caso dos primeiros anos de Ratinho), Silvio Santos não se importa, porque usa esse programa para alavancar a audiência de horários problemáticos, por exemplo.

Se um programa não dá um ibope espetacular, mas fatura muito e ainda por cima custa pouco (caso do "SBT Repórter", por exemplo), o dono da emissora também se dá por muito satisfeito.

No caso de Hebe, Ratinho e, mais recentemente, Galisteu, o problema é que nenhum obtêm mais os ibopes de outrora. Nem o faturamento. E ainda por cima vem aí "A Crise 2009"...

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