segunda-feira, 27 de outubro de 2008

10 coisas sobre Ivete Sangalo

O começo de tudo

Ivete Maria Dias de Sangalo ou simplesmente Ivete Sangalo nasceu virada para lua. A baiana de Juazeiro, interior do Estado, veio ao mundo em 27 de maio de 1972. Vinda de uma família de músicos, a vida da menina não poderia ter tomado outro rumo. Ivete começou a cantar ainda criança para seus colegas. Aos dezessete anos, quando se mudou para Salvador, começou a trabalhar como modelo, porém não demorou muito para que assumisse de vez o seu lado musical. Assim como a maioria dos cantores, ela começou cantando em barzinhos, depois fez shows no interior da Bahia e nos Estados vizinhos, até que grandes oportunidades bateram à porta de Ivete.

O caso com a Banda Eva

Na capital baiana, Ivete foi convidada para participar de um evento, onde conheceu o fundador do Bloco Eva, Jonga Cunha. Foi aí que começou o namoro de sete anos da cantora com a Banda Eva - 1992 a 1999. Ao lado do grupo, Ivete lançou vários álbuns que emplacaram diversos hits, entre eles Arerê, Beleza Rara e Levada Louca. Mas Ivete estourou mesmo em 1997, quando lançou Banda Eva Ao Vivo. Nessa época, o grupo chegou a fazer trinta shows por mês. Tempo esse em que, sem dúvidas, foi a banda de maior sucesso no país.

Hora da carreira solo

Depois de explodir na Banda Eva, Ivete resolveu que era hora de decolar sozinha e oficializou a nova fase na Quarta-feira de Cinzas de 1999, quando passou o último Carnaval ao lado do grupo. Daí para frente foi só alegria na carreira da baiana. Quando saiu em turnê pelo país, já tinha três trabalhos gravados: Ivete Sangalo, Beat Beleza e Festa. Um dos grandes sucessos da carreira da cantora é o CD MTV Ao Vivo Ivete Sangalo, gravado em 2003, no Estádio Fonte Nova (BA). Sangalo queria mais, por isso, em 2004, foi cantar em terras lusitanas. Lá, ela participou do primeiro Rock in Rio Lisboa e caiu rapidamente no gosto dos portugueses. Em 2006 e 2008, novamente a baiana fez muita gente suar a camisa no Rock in Rio Lisboa.

Uma mulher premiada

A voz rouca, o jeitão extrovertido somados ao enorme talento e ao carinho dos fãs, renderam a Ivete Sangalo diversas premiações. Desde que iniciou a carreira, Ivete já ganhou incontáveis troféus, entre eles, os de Melhor Cantora e Melhor Música, com a balada Quando a Chuva Passar, na premiação realizada em 2006 pelo programa Domingão do Faustão. Em 2007, Ivete lançou o álbum Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo no Maracanã (CD e DVD), gravado no ano anterior, num show que reuniu mais de 50 mil pessoas. O trabalho deu à cantora os prêmios de Melhor CD e Melhor Show, no Prêmio Multishow de Música Brasileira, aliás, nessa premiação a baiana também é uma das recordistas. Ela já faturou como Melhor Cantora (em 1999, 2003 e 2008), Melhor Música (em 2001), Melhor DVD (em 2005, 2007 e 2008) e Melhor Show (em 2006 e 2007). O CD produzido com o canal Multishow também foi o responsável pelas três indicações de Ivete ao Grammy Latino de 2007: Melhor Álbum, Melhor Música e Melhor Vídeo. Ela ganhou o Grammy de 2005 com o álbum MTV Ao Vivo.

Carnaval arretado

O Carnaval de 2008 teve um gostinho especial para a baiana. Em cima do trio elétrico, Ivete comandou durante seis dias os blocos Cerveja & Cia e Coruja, em Salvador. O hit Berimbau Metalizado, lançado no Carnaval de 2007, foi o mais entoado pelos foliões e com ele a cantora ganhou o Disco de Ouro Digital, que simboliza 50 mil downloads da música. Ivete é a primeira artista latino-americana a conquistar o prêmio.

Os namorados de Ivete

Tanta beleza e sucesso deram o tempero à vida amorosa de Ivete Sangalo. Durante três anos, a cantora ficou casada com o músico Davi Moraes, filho do cantor Moraes Moreira. Alguns dos sortudos que somam a lista de namorados de Ivete são: Fábio Molejo, Marcelo Rangel, Marcelo Valente, Fábio Duarte, Marcus Braga, Andrija Bikic, Felipe Simão e, atualmente, Daniel Cady.

Amiga inseparável

Ivete Sangalo e Xuxa são amigas desde os tempos em que a apresentadora comandava o Planeta Xuxa na Rede Globo (de 1997 a 2002). Sempre que tem oportunidade, a loira faz questão de frisar o quanto gosta da baiana. O carinho entre elas é tão grande que em 2006 aturaram juntas no cinema. Xuxa convidou Ivete para viver Alice no filme Xuxa Gêmeas, que fala da importância da amizade e da luta por um projeto social.

Imagem de peso

Ivete Sangalo é, talvez, a garota-propaganda mais cogitada dos últimos tempos. Em 2002, a baiana emprestou seus pés para o comercial das sandálias Grendha. A cantora também já representou outras diversas marcas. Desde 2004 ela é a cara oficial da cerveja Nova Schin. Em 2004, depois da Arisco, foi a vez da Chevrolet do Brasil fechar contrato com Ivete. Ela já estreou em propagandas da Philips, da grife de roupas Fórum, da Moto Traxx da Amazônia (China South Group), do Sucos Maratá entre outras. A imagem da musa frente a uma marca é tão valorizada que se cogita que ela cobre mais de um milhão por campanha publicitária na TV.

Cidadã do Brasil

Não basta ser baiana, Ivete é mais. Ela também é pernambucana e carioca. Em 2001, Ivete Sangalo recebeu o título de Cidadã Pernambucana por causa da simpatia que a musa do axé sente pelo Estado nordestino. Em maio de 2008, foi a vez dos cariocas homenagearem a cantora. Ela ganhou da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro o título de Cidadã Carioca.

Momento infantil

Depois de lançar em outubro de 2008 o seu primeiro álbum infantil, A Casa Amarela (um dos hits do CD é a música Funk do Xixi), ao lado do parceiro Saulo Fernandes, da Banda Eva, Ivete anunciou, também no mês das crianças, que está grávida. O pai do bebê é o estudante Daniel Cady, de 23 anos, com quem a cantora namora há cerca de três meses. A notícia foi devidamente confirmada pela própria Ivete em sua página pessoal, hospedada no site www.ivetesangalo.art.br. ''Viva, viva, minha gente, eu vou ser mamãe...''

0 comentários:

Arquivo do blog Celebridades